Um dos passeios clássicos para quem vai a Chapada dos Veadeiros é o Parque Nacional, considerado pela UNESCO um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Localizado no município de São Jorge, 36km de Alto Paraíso de Goiás e 256km de Brasília, é gerido pelo Instituto Chico Mendes contempla um passeio para todas as idades devido as suas 4 opções de trilhas e atrativos.

São elas Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Trilha dos Cânions e Trilha da Seriema. Pode-se obter mais detalhes de cada trilha no Guia do Visitante do Parque.

A entrada no Parque é gratuita, porém é necessário o preenchimento de um formulário para controle do parque e assistir um pequeno vídeo de apresentação e recomendações do PNCV.

Nós tínhamos decidido fazer a trilha dos Saltos, porém ao conversar com instrutores, acabamos optando por seguir a Trilha dos Cânions, por ser mais leve mesmo que mais longa. Então em uma próxima visita com certeza a trilha dos Saltos será nosso destino.

As trilhas do Parque são bem sinalizadas, sempre sendo possível se localizar através de pedras ou placas que indicam as direções para cada trilha, elas são identificadas pelas cores então é concentrar-se e pernas pra que te quero!

Para chegar a Cachoeira da Carioca, serão percorridos em torno de 6km e passará antes pelos Cânions, onde é possível até tomar banho, na piscina que fica ao fim deles ou no começo.

 

Paramos para descansar um pouco e aproveitar a vista e claro renovar as energias com algumas frutas, pois é permitido a entrada com lanches, águas e outros, por isso recomendo fortemente levar uma mochila com bastante água, pois passará horas caminhando e é necessário se reidratar.

Após sairmos dos Cânions, percorremos mais alguns kms chegamos na Cachoeira da Carioca, onde passamos mais tempo aproveitando e curtindo esse local incrível.

Afinal a descida para chegar na cachoeira é bem ingrime e no meio de muitas pedras onde passa apenas uma pessoa de cada vez, por esse motivo não é recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção as trilhas mais longas.

Em nossa visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para explorar a Trilha dos Cânions levamos em média 2h30min cada trecho, sendo quase 5h de caminhada em bom ritmo para ir e voltar. Por isso se planeje para ter tempo e luz solar para voltar a saída do parque antes do mesmo fechar.

É um passeio cansativo, mas no final compensa pela superação do desafio e das belíssimas cachoeiras. E para quem gosta de ainda mais aventura é possível pernoitar dentro do parque, basta se informar na entrada.

Fica aqui um vídeo da nossa visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

E você já visitou o Parque Nacional? Diga nos comentários o que achou do nosso relato.