Quando se planeja uma viagem dos sonhos, algumas vezes não nos damos conta de que certos eventos naturais acontecem naquele lugar e no mesmo período do ano.

Nós brasileiros, temos a sorte de viver em uma terra que há poucos acontecimentos naturais que são devastadores, então muitas vezes nem nos damos conta que aquele fenômeno, pode coincidir exatamente no período da tão sonhada viagem e quando nos deparamos com uma situação dessa, isso nos causa receio e até vontade de desistir.

No nosso caso, o principal motivo que nos fez temer a ida a Flórida foi o furacão Irma. Um semana antes da viagem tivemos que mudar todos os nosso planos iniciais, pois o furacão iria passar pela região exatamente no dia que chegávamos em Orlando.

Quando soubemos da noticia, corremos para pesquisar tudo que foi possível para sabermos quais decisões tomar. Quando já tínhamos alguma noção de qual seria o trajeto do Furacão, tomamos as seguinte precações;

  • Entramos em contato com a companhia aérea para alterar nosso voo, que foi adiado em uma semana. Nesse ponto foi bem simples, não houveram dificuldades. A companhia se mostrou solicita e aberta a alteração sem custos.
  • Revisão do nosso roteiro e alteração de vários dias.
  • Alterações nos hotéis. Este ponto foi um pouco negativo, pois aqueles que tínhamos reservas já estavam bem caros para as datas que precisávamos e não valia a pena. Então seguindo um ótimo conselho que recebemos, procuramos um que suprisse as seguinte necessidades: Duas camas, pois estamos em dois casais, que tivesse café ou pelo menos pudêssemos fazer lá mesmo, um banheiro aceitável e só. Pois sabíamos que não íamos ficar muito tempo no hotel, era mais para dormir e deixar as malas. Então, encontramos um mais barato do que tínhamos reservado, porém bem mais simples também, mas se encaixava naquilo que no procurávamos. Seguindo o roteiro novo iriamos precisar de 3 hotéis diferentes, um em Miami (o único que nos deu problemas), um para Orlando (que foi o mais simples) e um para a Costa Leste (que foi mais top).
  • Alteração no aluguel do carro, outro ponto que foi negativo, infelizmente pagamos mais caro pelo mesmo carro, tentamos entrar em contato com a Alamo, para tentar manter a tarifa inicialmente cobrada, porém sem sucesso. Dica: O atendimento da locadora é só em espanhol e inglês.
  • Halloween Disney, inicialmente achávamos que seria bem simples de resolver, porém com o passar dos dias percebemos a dificuldade de falar com a pessoa que realmente resolveria nosso problema. Ligações para diversos números diferentes e ninguém resolvia. Só depois de muito tempo que descobrimos que para esses eventos especiais existe um número especifico, onde todos só falam em inglês, porém você pode pedir um tradutor. Dica: fizemos a ligação pelo Hangout sem pagar nada.
  • Dos parks Disney só fizemos alterar os fast pass, sem muitos problemas. Universal só mudamos a data, com unica preocupação de a visita não ser em um dia de festa de Halloween, assim como no Magic Kingdom.
  • Algumas outras preocupações que tínhamos enquanto esperávamos por mais notícias: era de o furacão ser um fenômeno maior do que estava sendo previsto, de que quando finalmente chegássemos as coisas estivessem devastadas, falta de suprimentos como: água, comida, gasolina, etc. Mas a realidade foi muito melhor do que a expectativa.

Sendo assim, essas foram as principais medidas que tomamos e torcemos para tudo dar certo como o planejado desta vez.

Por isso deixo a dica, além de pesquisar sobre as atrações turísticas, compras, shows e eventos daquele tão sonhado lugar que deseja conhecer, coloque como prioridade pesquisar sobre o clima, fenômenos naturais que podem acontecer.

Deixo dois exemplos: Nos Estados Unidos, a temporada de furacões normalmente é de junho a novembro, então se vai viajar nesse período fique ligado nas noticias e no Chile existe uma grande probabilidade de terremotos, mas esses não há como prever, o que se pode fazer é aprender como agir em uma situação de terremoto.

Com a informação, conseguimos ultrapassar os medos e tirar o melhor proveito da viagem dos sonhos. Então não deixem de viajar, vale muito a pena! É um senhor investimento.

Até logo.